ORACLE

On 12 de June de 2011, in ORACLE, by Fabiano Anjos

É comum associarmos Oracle (“apenas“) a Banco de Dados, essa associação é válida se analisarmos o produto amplamente conhecido da Organização, “Banco de Dados“. Porém, Oracle é uma plataforma segmentada em alguns pilares. E a Categoria (ORACLE) no BLOG auxiliará no entendimento desses:

Database;
Middleware;
Applications;

Os artigos são baseados no Perfil de Estudo sugerido pela Oracle Education. Ou seja, Treinamento e Certificação. Exemplo:

Oracle Certified Expert (Developing Web Applications) sugere que seja feito o treinamento Developing Web Applications (D61445GC10) e o Exame 1Z0-450.

Importante:

As informações contidas neste BLOG estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Oracle e todas as referências aos produtos Oracle são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Oracle Corporation. Todos os outros nomes de produtos ou de empresas são usados apenas para fins de identificação e podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Para um bom acompanhamento é importante ter acesso e familiaridade com alguns Sites Oracle:

Oracle Corporation

Principal porta virtual de acesso as informações sobre a empresa e seus produtos. A navegação periódica para acompanhamento dos lançamentos e últimas notícias é aconselhável. É importante ter o cadastrado no site para recebimento de periódicos e acesso à área restrita (OTN/Metalink/eTRM, por exemplo). Fica a dica!

Oracle Corporation

Oracle Corporation

Oracle Application Express

Importantíssimo portal de acesso em “épocas” de Cloud Computing. Através do cadastro e solicitação de um Espaço de Trabalho é disponibilizado acesso ao Oracle Database 10g com Oracle Application Express (4.0.2) configurado para uso (não comercial). Dica para OCE (Developing Web Applications)!

Oracle Application Express

Oracle Application Express

Oracle E-Delivery

Acervo de programas Oracle para download. Vale lembrar que alguns são de uso comercial ou estudo (“sem fins lucrativos“) e outros podem ser utilizados sem nenhuma restrição. Outra forma de acesso ao acervo é via OTN (Oracle Technology Network).

Oracle E-Delivery

Oracle E-Delivery

Oracle Metalink

Restrito a clientes e parceiros Oracle. Através desse site é possível encontrar:

– Correção (Patch);
– Chamado (TAR);
– Exceções (Bug);

A grande maioria das versões dos programas para download via E-Delivery ou OTN não estão com as devidas correções aplicadas (principalmente os que não são gratuitos).

Dica, para todo bolso e necessidade existe uma Oracle Store. Avalie a possibilidade de compra e adquirira um SID (Support Identifier) para validar o seu cadastro. As credenciais de acesso Portal Oracle são SSO (Single Sign On).

Oracle Metalink

Oracle Metalink

Oracle eTechincal Reference Material

Portal de referência estrutural técnica e funcional do Oracle E-Business Suite (ERP). Restrito a clientes e parceiros Oracle. Através desse site é possível encontrar:

– Estrutura de Objetos;
– Modelo de Dados;
– Documentação Técnica e Funcional;

As credenciais de acesso Portal Oracle são SSO (Single Sign On). Avalie a possibilidade de adquirir um SID (Support Identifier).

Oracle eTechincal Reference Material

Oracle eTechincal Reference Material

Pontos de Atenção:

– Sempre que possível, utilize a região United States e versão “.com“.
– Para compras (Oracle Store) é importante deixar o site configurado dessa forma e possuir um cartão de crédito internacional.

1 – Crie uma Credencial de Acesso (www.oracle.com);
2 – Solicite uma Área de Trabalho (apex.oracle.com);
3 – Adquira um Support Identifier (shop.oracle.com);
4 – Atualize a Credencial de Acesso (Support Identifier);

 

“G”

On 12 de June de 2011, in ORACLE, by Fabiano Anjos

Um dia foi número (“1,2,3…”), passou para “i” (Internet) e agora é G

A idéia básica da computação em GRID é similar ao conceito de um “Serviço Público” (analogia à Rede de Energia Elétrica ou à Rede Telefônica). Como cliente da “GRADE”, não importa o local onde os dados são mantidos ou onde é realizada a execução. Desejamos que o processo seja concluído e que as informações sejam fornecidas quando especificado.

Oracle Grid Engine

Oracle Grid Engine

 

Modelo Relacional

On 12 de June de 2011, in ORACLE, by Fabiano Anjos

Um Banco de Dados Relacional usa relações ou Tabelas de duas dimensões (Colunas e Linhas) para armazenar informações. Por exemplo, é possível armazenar informações sobre todos os funcionários de uma empresa em uma Tabela. Porém, em um Banco de Dados Relacional, criamos diversas Tabelas para armazenar diferentes informações, por exemplo:

– EMPREGADOS;
– DEPARTAMENTOS;
– FUNÇÃO;
– HISTÓRICO;
– LOCALIZAÇÃO;
– PAÍS;
– REGIÃO;

Um Banco de Dados Relacional pode conter uma ou muitas tabelas. A Tabela é a estrutura básica de armazenamento de um RDBMS (Relational Database Management System).

Em um Banco de Dados Relacional, não especificamos a rota de acesso às Tabelas e não precisamos saber como os dados estão organizados fisicamente. Para acessar o Banco de Dados utilizamos instruções SQL (Structured Query Language), que é a Linguagem padrão ANSI (American National Standards Institute) de operação em um Banco de Dados Relacional.

Human Resource

Human Resource

 

Banco de Dados

On 12 de June de 2011, in ORACLE, by Fabiano Anjos

É o conjunto de informações armazenadas, que são acessadas via Modelo Relacional.

Tais Tabelas estão armazenadas em uma Estrutura Lógica conhecida como TABLESPACE. As TABLESPACE, por sua vez, são armazenadas fisicamente em uma Estrutura de Arquivo do Sistema Operacional (DATA FILES).

TABLESPACE

TABLESPACE

No momento de criação de um Banco de Dados, o Oracle Database Server disponibiliza um Arquivo de Controle (CONTROL FILE), que tem a função de armazenar informações relativas à estrutura do Banco de Dados.

Tais informações vão desde a localização física dos DATA FILES até a sequência de REDO LOG FILES.

DATA FILES

DATA FILES