Na internet, a sigla D.O.S é abreviação de Denial Of Service (“Negação de Serviço“). No início do mês, foram feitos ataques Hackers à alguns sites governamentais utilizando essa técnica, que consiste em forçar ao máximo os servidores, de maneira a sobrecarregá-los e não conseguir resposta do serviço solicitado.
Muitos servidores são configurados para não receber centenas de pedidos a partir do mesmo solicitante. Se isso acontecer, o servidor simplesmente descarta e não passa os dados.
Normalmente, os autores dos ataques sabem disso e recrutam de forma involuntária computadores, através de mensagens de e-mails ou links para programas do tipo: Trojan Horse (“Cavalo de Tróia“). Esses programas estão preparados para entrar em ação a partir de um disparo solicitado ou uma data e hora programada, quando então começam a mandar milhares de pedidos de dados por minuto.
Curiosidades:
Ao entregar o IR (“Leão) ou mesmo acessar algum tipo de Site (“TicketMaster“) concorrido em um determinado período simulamos tal ataque deixando o site sobrecarregado.
No ambiente corporativo podemos ter o mesmo caso involuntariamente se o serviço de Banco de Dados (por exemplo) estiver mal dimensionado para o número de solicitações concorrentes. Fica a Dica!